Ah, cansei. Cansei, cansei, cansei. Tentei me conter, mas depois da notícia revoltante que bombardeou a internet ontem, a respeito do estupro coletivo de uma adolescente por trinta homens, resolvi jogar tudo pra cima mesmo e tentar desabafar um pouco por aqui. Sentem que lá vem textão.

Em uma das minhas checadas nas redes sociais pelo celular, eis que notei uma publicação muito incomum de uma designer que tenho na lista de amigos. Venho diretamente do Twitter com uma noticia monstruosa, bastou ler essa primeira linha da publicação para que ficasse apreensiva com o que viria a seguir. E consegui me assustar ainda mais, por incrível que pareça, mesmo com a enxurrada de notícias inacreditavelmente péssimas que ando acompanhando todos os dias. 


Como várias mulheres compartilharam e publicaram textos diversificados, porém relatando o mesmo fato, provavelmente a maioria de vocês já deve ter tomado conhecimento. Contudo, vou esclarecer rapidamente para quem não sabe do que estou me referindo: um homem (se é que posso chamar assim, visto que monstro talvez seja mais adequado) publicou um vídeo no Twitter, sem o menor pudor, de uma mulher nua. Parece normal? Até poderia ser, se ela não tivesse sido drogada, estuprada e humilhada por cerca de trinta homens. TRINTA homens, de acordo com o cara que gravou a cena perturbadora. Acham que acabou? No vídeo, mostraram as partes íntimas da moça, fazendo várias piadas sem graça a respeito do estado em que a deixaram. Tiraram fotos. Tinha sangue. Tiraram fotos rindo, brincando, como se não tivessem acabado de traumatizar uma mulher. Uma pessoa. Um ser humano! Droga, um ser humano! Ela estava inconsciente!

Sabem, estou sem reação até agora. De verdade. Tentei mesmo me impedir de escrever a respeito, porque dói pra caramba ver que o mundo está pelo avesso. Que as pessoas estão cada vez mais egoístas, maldosas, mesquinhas, cruéis e sem um pingo de bom senso, de consideração pelo próximo, de empatia. Quando cliquei em uma das postagens originais para ler os comentários e tentar descobrir se a moça está viva, vi que ainda assim, mesmo com essa brutalidade toda, tinha gente (se é que posso chamar assim) dizendo que ela devia ter feito algo muito ruim para ter acontecido isso. Mencionaram uma possível traição e outros ainda insinuaram ser culpa do seu comportamento inadequado. Preciso dizer que o sangue subiu pela minha cabeça e fiquei com vontade de jogar o computador longe de tanto ódio? Que sociedade é essa? Que geração é essa? Qual o motivo de tanta maldade?

Nada justifica um ato desses. Nada. Será que é tão difícil perceber que não sabemos como será dia de amanhã? Que infelizmente ninguém está de fato salvo de uma tragédia? Que confiar em alguém atualmente está se mostrando algo muito mais difícil, se comparado a outros anos? Que poderia muito bem ser eu, você ou uma parente sua? Deus do céu! Em que mundo estamos? Será que ele está pelo avesso e esqueceram de avisar? Estou cansada de ligar a televisão, todos os dias e ter que me deparar com vários assassinatos, estupros e anúncios da asquerosa frase "Eu disse pra ela que se não fosse minha, não seria de mais ninguém..." por parte dos suspeitos! Cansei! Droga, droga, droga!

Acompanho muitas páginas que tratam do feminismo e embora não concorde com todas as condutas, opiniões e afins para me rotular feminista, algo é inegável: fica nítido que mulher precisa de mais segurança e mais respeito quando analisamos uma simples saída durante a noite, por exemplo. Se tratando de um homem, ainda que não seja algo bom, o máximo que pode ocorrer é um assalto e a perda de pertences. É ruim? Muito. Concordo com isso? Não. No caso da mulher, tem um pequeno agravamento: além de assaltada, ela pode ser estuprada. Alguém pode chegar e se sentir no direito de invadir o corpo dela, a privacidade dela; de agredir para sempre o seu psicológico. Será que alguém consegue entender como é uma merda sair de casa com medo de não voltar, por conta de alguém que acha que pode fazer o que quiser com quem quiser? Espero que sim. De verdade.

Independente de religião, vamos orar pelo mundo. Buscar boas energias e algum resquício de bondade para espalhar, antes que seja tarde demais e todos os corações endureçam de uma vez. Está difícil viver por aqui nos dias atuais, da forma em que nos encontramos. Cada vez mais difícil. Sobrevivência tem sido a solução; até quando, no entanto, suportará tanta pressão?

Um Comentário

  1. Olá, Jeni.
    O que me deixa mais triste nisso tudo é saber que vão ficar impune. Até por isso fazem esse tipo de coisa e se vangloriam pelo o que fizeram, porque sabem que vão escapar ilesos. E também fico muito chateada de ouvir mulheres dizendo que se ela tivesse ficado em casa isso não tinha acontecido. A mente do povo parece que é a favor disso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.