Título original: How to get out of the friend zone 
Endereços: Buscapé | Orelha de Livro
Gênero: Relacionamento e autoajuda
Páginas: 224
"Se ainda não notou, sempre pendemos para o lado do risco. Não há nada mais divertido na vida do que fazer aquilo que realmente queremos, no mais fundo do coração, sem medo, sabendo que, de qualquer maneira, você será uma pessoa melhor no final da história." Trecho extraído da Página 63 
Surpresa! Podem parar de rir por enquanto, por favor. Não, eu não estou na friendzone, seus engraçadinhos - por mais estranho que isso pareça, visto que acabei de ler um livro que ensina a sair desse poço sentimental. É que, assim, quem acompanha direitinho as postagens e as atualizações, deve se lembrar que há alguns meses divulguei um informativo de lançamentos da editora Gente específico, no qual esse livro estava presente e fiquei bem curiosa para lê-lo. Está certo que um livro me despertar o interesse não é tão difícil, mas nunca, jamais, li algo que falasse sobre a friendzone de uma forma como essa, em foco e descontraída. Só textinhos clichês jogados na internet por autores desconhecidos. Então é claro que devia correr atrás para conferir o que a Jet e a Star, as Wing Girls, aprontaram nesse guia, né? E, sinceramente, não poderia gostar mais da leitura!

Quem nunca, uma vez sequer na vida, se viu alimentando sentimentos meio que proibidos pelo melhor amigo do universo? E o pior, fazendo o coitado acreditar que na verdade só pensa em amizade com ele, quando gostaria mesmo é de beijar aquela boca macia incrivelmente atrativa ou deslizar as mãos por aquele abdômen tanquinho sedutor. Pois é, isso acontece e na maioria dos casos, o resultado é um cargo eterno na friendzone ou zona da amizade, porque o carinha não consegue mais te ver como um ser do sexo oposto disponível para um relacionamento. Falando assim, até parece que só acontece com mulheres, mas não. Homens também são vítimas dessa tragédia. E depois de tantas garrafas de cervejas vazias e idas infinitas ao bar da esquina para muitas lamentações, eis que os deuses tocaram no coração de duas mulheres, as autora desse livro, para escreverem esse guia salvador da pátria, do amor próprio e da volta por cima com estilo. 

Como Sair da Friendzone é um autoajuda bem incomum que trata de relacionamentos, tanto com outras pessoas, como com cada um de nós individualmente e intimamente. Tem uma inspiração muito forte nas mensagens que os admiradores do canal das autoras lhes enviam, sempre questionando fatores desse ramo e pedindo uma ajudinha. Traz uma espécie de plano que inclui diversos passos, com o objetivo de se alcançar a liberdade amorosa e abrir os olhos do príncipe encantado que só consegue te ver como a terapeuta real ou princesinha irmã caçula intocável.

Sabem, gostei dessa leitura. Imaginava que fosse ser minimamente divertida, mas jamais que não tivesse aquele tom monótono que livros do gênero possuem. Digo, as autoras escrevem como se estivessem conversando com os leitores mesmo, pessoalmente, dando conselhos de maneira aceitável, não forçada. Isso fez toda a diferença. Acho que a única coisa que me incomodou um pouco foi o fato de não estar na friendzone, porque como já devem ter percebido, para os habitantes dessa área radioativa esse exemplar tem uma importância a mais e uma capacidade de impacto bem maior. Li mais porque sou curiosa mesmo. Mas nem tudo foi em vão, porque aprendi bastante.

Outra coisa bem legal é que o livro foi formulado de maneira diferente. Tipo, é dividido em quatro partes e traz vários modelos de testes, dicas e até mandamentos. Porém, o que considerei mais interessante foram as histórias curtas que as meninas trouxeram como exemplos para ilustrar as situações que queriam trabalhar no momento para comentarem. Por que mostrar na prática o que ocorre de uma maneira ou de outra, chega até a ser estimulante. Assim o leitor pode ter uma noção sobre o território em que irá se aventurar e suas possíveis consequências.

Como a essa altura imagino que devem ter percebido, Como Sair da Friendzone não fica só na questão principal, que é fazer com que o leitor que está preso nessa teia conquiste a pessoa dos seus sonhos, mas coloca o próprio em foco, sempre incentivando, aconselhando e puxando a sua orelha. Sobretudo, instruindo-o para que possa se tornar uma pessoa melhor por dentro, com questões trabalhadas brilhantemente (autoestima, atitudes, valores) e por fora (estilo, postura, visual). 

No que diz respeito aos dados técnicos, a narrativa é feita em terceira pessoa, a fonte possui um tamanho ótimo, as folhas são amareladas e a revisão deixou a desejar só um pouquinho, com alguns errinhos bobos. Em uma escala de zero a cinco, essa leitura leva cinco, porque conseguiu me conquistar com todo o seu conteúdo importante desenvolvido de maneira atenciosa, com narrativa fluída, gostosa, espontânea e incrivelmente engraçada. Consegui abrir mais os meus olhos para as possibilidades e por isso considero esse livro ideal para deixar em cima da cabeceira da cama, especialmente quando sentir que o coração está batendo mais rápido por um amiguinho especial. 

Enfim, recomendado para quem não quer passar a vida com treze gatos e uma cadeira de balanço ou que se encontra agora mesmo na calçada de casa, vendo a pessoa que ama de um jeito único flertar loucamente com uma biscate. Chegou a hora da transformação, por mais clichê que isso soe.

37 Comentários

  1. Parabéns Jeni pela resenha. Vamos para o fim de ano. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chaiene! Muito obrigada, querido! Fim de ano chegando com boas leituras é o que há para nós! E obrigada desde já!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Amei loucamente a resenha. Vou ter que comprar. To numa puta friendzone hahahaha beijos Jeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Obrigada, sua linda! Fico feliz que tenha gostado. Mesmo! E oba! Hehe.
      Sério, menine? Que tenso! Hauhahuahu. Garanto que esse livro vai ajudar!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi Jeni!
    Espero que o livro seja tão divertido quanto a sua resenha! Já deu para perceber que é bem diferente dos auto-ajuda que costumamos ver por aí.

    Beijos,

    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Ai, ele é demais, menina! Sem exageros nem nada.
      E pode acreditar que é bem diferente mesmo. Não tem aquele tom monótono, sabe?
      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi Jeni, tudo bem ?
    Adorei a sua resenha. Como você, tambpem não me encontro na Friendzone, mas pelo que você falou do livro ele parece ser bem legal e tudo que preciso nesse momento é de uma leitura descontraída. espero futuramente ter a chance de lê-lo.
    Abraços.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Italo! Tudo ótimo e contigo, menino?
      Obrigada! Acredite em mim: lendo esse livro, dá para sentir pena por não estar nessa situação. É tão bem bolado que fiquei embasbacada!
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo sim. Adianto que o precinho está bem camarada em várias livrarias virtuais (encontrei por menos de dez reais!) e para facilitar, tu pode conferir os links pelo Buscapé, que já coloquei no início da postagem. É só clicar.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Hahahaha ainda estou rindo por causa da resenha, aaadorei! Esse livro é bem diferente em diversos aspectos. Se pegasse para ler, seria pelo mesmo motivo que você: pura curisiodade.


    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sofia! Fico tão feliz, menina! Meu coração explode de alegria quando leio comentários como esse.
      Justamente, esse livro é super peculiar! Garanto que a leitura é incrível!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Jeni tudo bom?
    Nossa, esse livro vai se tornar uma biblia pra mim porque olha kkkkkk
    Acho que vou passar a perna na minha proibição de comprar livros e já ir atrás.
    Adorei a resenha
    beijo

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telemaco! Tudo ótimo e com você?
      Né, cara? Hahuahuahu. É massa!
      Aproveita que tá baratinho em vários sites. Menos de dez reais!
      Um beijo e obrigada!

      Excluir
  7. Ei eu gosto de gatos heheh. Que bom que o livro supriu as suas expectativas. Não irei ler, pois, é de um gênero que não gosto muito e como tenho muitos livros na lista para ler, prefiro dar preferencia a gêneros que gosto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ah, desculpe. Hahuahuhau. Não falei por mal!
      Supriu sim! Super divertido e leve.
      Ah, uma pena. Mas está certa, porque eu sei bem como é ter uma fila imensa de leituras para realizar e como ficar furando a fila prejudica o andamento.
      Um beijo!

      Excluir
  8. Oi, Jeni!
    Adorei sua resenha, me deixou bastante interessada no livro (mesmo eu não estando na friendzone ahuahua).
    O livro parece ser muito bom e divertido.
    Adorei a dica.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana!
      Obrigada, menina! Nós não estamos, hehe. Mas juro pra você que quando pegamos esse livro para ler, chegamos a ter pena de não estar nessa zona. São tantas etapas divertidas para seguir! Tem que ver.
      Um beijo e fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  9. Oi Jeni, tudo bem?
    Sinceramente o enredo desse livro não chamou minha atenção, mas foi o desfecho da sua resenha que despertou minha curiosidade de conhecer um pouco desse universo divertido e a forma única das autoras abordarem o tema.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Tudo ótimo e com você?
      Hm, fico contente! Ele é super divertido e proveitoso. Dá para tirar boas lições com ele de uma forma confortável. Nada de sermão.
      Um beijo!

      Excluir
  10. Olá,
    Eu nem gosto desses livros de autoajuda e nem me interessei muito pela proposta desse em especial. Prefiro ler ficção, mas a capa dele é linda!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! Não tenho preconceito algum, particularmente falando, mas não sou tão chegada também. Vira e mexe abro algumas exceções. Foi isso que aconteceu com esse.
      A capa é realmente muito bonita! Esse foi um dos fatores que me atraiu para a leitura.
      Um beijo!

      Excluir
  11. Oi Jeni, tudo bom? Adorei o título do livro SHAGSYA Parece ser bem divertido e bem "importante" pro futuro, já que atualmente não estou na friendzone mas conheço bem esse lugar UHSHAUH
    Adorei esses livros que o autor parece falar diretamente com você :D
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy! Tudo ótimo e com você?
      Hahudashuda. É demais, né?
      Pode acreditar que o livro é as duas coisas!
      Um beijo!

      Excluir
  12. Oie Jeni
    Eu li o manual do amor Geek, e por ser da mesma editora, acho que a proposta é bem parecida: um livro de auto-ajuda, sem cara de auto-ajuda. Deve ser bastante divertido.
    Eu consegui sair (com muito custo) da friendzone, e casei com meu amigo. Talvez se tivesse lido o livro na época, teria sido mais fácil kkkk
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacque! Leu? Gostou? Estava pensando em ler, mas sei lá. Pode acreditar que é bem divertido sem sair do foco!
      Jura? Que fofo isso! E acho que teria sido mesmo, hein? Huahahua.
      Um beijo!

      Excluir
  13. Sua resenha ficou sensacional, adorei e até dei algumas risadas aqui. Também tenho vontade de ler o livro por puro curiosidade, achei a proposta muito interessante.

    Beijo,
    http://www.just-books.org/

    ResponderExcluir
  14. OOi,

    Jeni, esse livro não faz meu estilo de leitura. Na verdade essa é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Não gosto muito, mas se você está dizendo que a leitura agradou poderia tentar ler.
    Acho legal esse tipo de tema ser abordado em livros tbm...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa, é uma graça! Muito fofa mesmo. Esse livro parece ser bem legal, um tanto divertido. Parabéns pela resenha! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas ele parece ser bem divertido :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    fiquei louca para ler esse livro! Já dei boas risadas com a sua resenha e acho que me divertiria ainda mais lendo o livro! Não estou e nem nunca estive friendzone (e nunca tive um amigo com tanquinho kkkk), mas aposto que ia gostar da obra. E acho que alguns amigos meus que eu coloquei na friendzone iam achar o livro muito útil! rs Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Amiga eu nunca tinha visto esse livro, mas pela sua resenha achei bastante interessante tudo que você abordou sobre ele, principalmente esses sentimentos que criamos por outras pessoas que de certa forma não podemos ter. Interessante em? A gente vê tanto livro falando de uma coisa e achamos algo falando disso. Nossa, eu gosto de livro assim sério. Acho que a gente aprende muita coisa. Vou ver se procuro saber mais dele pelo skoob pra ver outras resenhas e tudo mais e adquirir um exemplar, embora esse ano eu já gastei por demais, mas mesmo assim vou ver se coloco na minha lista de livros.

    Se cuida e bom domingo pra vc
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jeni linda!
    Eu fiquei interessado no livro, viu? Passo por uma situação super parecida e é complicado.
    Não costumo ler autoajuda, mas como este parece ser bem diferenciado, daria uma chance.
    Ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Resumindo: pra sair da friendzone tem que ser guerreiro/guerreira hahaha, simples mas efetivo.

    estanteideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Hahahaha. Que divertido!!!
    Adorei adorei adorei.
    Não estou na Friendzone, estou noiva *.*, mas quem nunca entrou nessa zona nebulosa, né?
    Acho que é válido para todo mundo ler para se divertir.
    Não vou passar a vida com 13 gatos, UFA!


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oie Jeni =)

    Não conhecia o livro, mas pela premissa não é o tipo de livro que eu leria no momento.
    Meus amigos falam muito dessa tal friendzone, mas eu de verdade acho um conceito meio bobo XD
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser uma ótima alternativa pra diversão ahaha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Jeni,
    Esse livro parece ser bem divertido e já está na lista HAHA
    Realmente, às vezes tenho essa imagem com os gatos futuramente. Porém, nunca tive esse caso de 'friendzone' depois de adulta. Acho que foi uma proteção do caso q tive na época escolar kkkkkkkkkkk

    bjs e tenha um maravilhoso fim de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  25. Olá. Friendzone é complicado. Meu melhor amigo já foi apaixonado por mim (palavras dele) e, mesmo eu sabendo e até tentando, não conseguia vê-lo de outra forma que não como um irmão mais novo fofo. Meu maridinho e eu éramos colegas de turma e eu sabia que ele gostava de mim. Depois de sofrer muitão com outros garotos que não prestavam, resolvi dar uma chance pro garoto nerd, fofo e romântico que dividia a carteira comigo e deu certo *-*
    O livro parece ser bem bacana. Vai pra listinha ;)
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.